Os Comparsas em Amor e Comédia

O Miniauditório Glauco Flores de Sá Brito, do Teatro Guaíra, recebe o espetáculo “Os Comparsas em Amor e Comédia”, entre os dias 18 e 22 de dezembro de 2019. O espetáculo traz um texto tradicional da linguagem de circo-teatro e é apresentado pela Comparsaria Cênica.

A peça aborda os bastidores teatrais de uma forma divertida. Na história, o palhaço Borracha é empregado de um casal formado por um produtor cultural e uma atriz. Apesar de trabalhar em meio ao mundo das artes cênicas, Borracha não sabe o que é teatro e isso causa confusão com os patrões e ciúmes de sua namorada, Terezinha, que também é empregada do casal. Isso porque Borracha é pego por Terezinha ensaiando (sem saber) uma cena romântica de uma peça com a patroa, Laura. Além de tirar a namorada do sério, Borracha passa a acreditar que a patroa está apaixonada por ele.

Também conhecido como teatro popular de pavilhão, o circo-teatro é uma linguagem que nasceu no início do século 20 e é genuinamente brasileira. Semelhante ao que acontecia com a commédia dell’art e apresentações mambembes, o circo-teatro surge de forma itinerante, com apresentações de melodramas sob lonas de circo ou em pavilhões. O palhaço foi introduzido aos poucos nas encenações teatrais e ganhou espaço nas apresentações. Com isso, as companhias de circo-teatro passaram a investir em comédias em que os palhaços são os protagonistas. Ainda hoje, no século 21, muitas companhias seguem itinerantes pelo interior do Brasil espalhando esta linguagem.

Serviço

“Os Comparsas em Amor e Comédia”

Data: De 18 a 22/12/2019

Horário: 20h  e domingo, às 17h

Local: Glauco Flores de Sá Brito – Miniauditório

Ingressos: R$ 20 (inteira)/R$ 10 (meia)

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.