Os Três Sobreviventes de Hiroshima

Você estudou sobre a bomba de Hiroshima na escola? Agora você pode ver relato de sobreviventes da bomba atômica durante o espetáculo “Os Três Sobreviventes de Hiroshima“, que passou pela capital paranaense em 2018 e 2017 e retorna ao Festival de Teatro. O espetáculo acontece no Palácio Garibaldi, dias 4 e 5 de abril (sábado e domingo), às 15h30.

Três sobreviventes do ataque à Hiroshima, em 1945, sobem ao palco para fazer seus relatos sobre um dos piores genocídios da humanidade. Eles relembram os momentos da explosão nuclear, o que viram, como sobreviveram, além dos dias seguintes e a imigração para o Brasil. O ex-militar Takashi Morita e os civis Kunihiko Bonkohara e Junko Watanabe atuam no formato de teatro-documental, também conhecido como biodrama. Fotos originais e canções da época são executadas pelos sobreviventes com acompanhamento de 12 músicos ao vivo com taikô (tambores japoneses).

O espetáculo, dirigido e roteirizado por Rogério Nagai, deu origem ao projeto Sobreviventes pela Paz. O projeto surgiu em 2016 e tem por premissa colocar em cena sobreviventes e histórias de grandes guerras e genocídios com objetivo de trabalhar temas como a sensibilidade, empatia e solidariedade, semeando a cultura de paz.

Ainda que trate de uma tragédia, o texto leva a uma reflexão sobre a paz por onde passa, com uma forte mensagem de resiliência, perdão e superação. Colocar os sobreviventes em cena é uma maneira de mostrar a importância de propagar e manter a paz, para que acontecimentos como esse nunca mais se repitam.

Hiroshima

Em 6 de agosto de 1945, no estágio final da Segunda Guerra Mundial os Estados Unidos lançaram uma bomba atômica na cidade japonesa de Hiroshima. Três dias depois, acontece um segundo ataque em Nagasaki. Foram milhares de mortos e feridos, além de sobreviventes que buscaram retomar suas vidas após a tragédia. Foram os primeiros e únicos ataques nucleares sobre civis na história, que resultou entre 130 a 240 mil fatalidades.

Muitos dos sobreviventes imigraram para o Brasil. Atualmente, todos estão associados à Associação Hibakusha Brasil Pela Paz, anteriormente chamada Associação das Vítimas da Bomba Atômica no Brasil. Após ajuda médica e reconhecimento de dados destas pessoas, a associação passou a se dedicar também à propagação de mensagens de paz e pelo fim de armas e usinas nucleares.

Serviço

“Os Três Sobreviventes de Hiroshima” no Festival de Teatro

Data: 04 e 05/04/2020

Horário: sábado e domingo, às 15h30

Local: Palácio Garibaldi (Praça Garibaldi, 12 – São Francisco)

Ingresso: R$ 60 inteira e R$ 30 meia

 

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.