Tato com teatro e oficina de animação

Espetáculo E se...

Durante essa semana a companhia Tato Criação Cênica irá promover uma oficina chamada Em busca de uma dramaturgia física – Teatro de animação. A programação começa amanhã, 13, até 16 de março, das 14 às 18 horas. No final de semana, 17 e 18 de março (sábado e domingo), a companhia entra em cena com dois espetáculos.

A montagem Tropeço quer dar vida ao simples. Para, isso não são necessárias palavras, mas apenas a sonoridade do cotidiano verbalizada em onomatopeias. Na narrativa sobre a velhice, a linguagem se faz presente nos sons e nas ações das personagens.

Sobre uma mesa, com baús e alguns pequenos objetos, cria-se um mundo onde dois atores manipuladores e suas mãos dão vida a duas personagens: duas idosas que moram juntas. Partindo da costumeira visão que temos da velhice, “Tropeço” retrata a solidão e as pequenas ações rotineiras das personagens. Para isso, cria um universo de sutileza e extravagância, poesia e comicidade, com mãos que andam, dançam, bebem, respiram, riem e choram.

O espetáculo E se… utiliza o bom humor e a fantasia para discutir os diversos caminhos que a vida oferece e refletir sobre a maneira como as escolhas e ações de cada indivíduo interferem no coletivo. Os objetos crescem em cena e, incorporados às mãos, criam novos personagens, que, através de uma musicalidade marcante, contam, com delicadeza, histórias do cotidiano. A rua de um centro urbano é o ponto de encontros e desencontros desses personagens. Esse ambiente é caracterizado por um painel de sombras, resultado de mais uma técnica do teatro de animação inserida na pesquisa da Tato Criação Cênica. A pesquisa de manipulação evolui para personagens feitos a quatro mãos, ampliando as possibilidades de movimentação. As mãos também se transformam em vaca e caracol, colorindo o universo infantil. A exploração de sons vocais ganha mais corpo, e alguns personagens recebem temas próprios, o que acaba por criar uma dramaturgia sonora, que acompanha e complementa a dramaturgia física.

Já a oficina compartilha e aprimora a pesquisa cênica desenvolvida nesses oito anos de grupo. Os participantes da oficina terão a possibilidade de experienciar o processo de preparação e construção de seus trabalhos. Trata-se, portanto, de uma oficina prática que proporciona um caminho de pesquisa na criação de formas animadas com o corpo, para a concepção de personagens, improvisação de cenas e criação de pequenos roteiros. A Tato Criação Cênica desenvolve uma linguagem de teatro de animação corporal, com a construção de dramaturgia própria, sem a utilização de palavras. A oficina tem como objetivo estabelecer uma troca sobre o caminho de pesquisa da companhia, passando pelo trabalho de consciência corporal, respiração, jogos teatrais, técnicas de mímica, experimentação vocal, treinamento com bastões,  experimentações sonoras, técnicas de manipulação e desenvolvimento de roteiros dentro de um processo colaborativo de criação.

Serviço
Oficina
Data: De 13 a 16/03/2012
Horário: das 14 às 18 horas.
Local: Cia dos Palhaços (Rua Amintas de Barros, 307)
Inscrições pelo e-mail: contato@tatocriacaocenica.com.br
Espetáculo “E se…”
Data: 17 e 18/03/2012
Horário: às 16h
Local: Cia dos Palhaços (Rua Amintas de Barros, 307)
Entrada franca
Espetáculo “Tropeço”
Data: 17 e 18/03/2012
Horário: às 20 horas.
Cia dos Palhaços (Rua Amintas de Barros, 307).
Entrada franca.
Classificação: 12 anos.
Os ingressos para os espetáculos devem ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes do início.

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.