Tchekhov

A trupe Ave Lola traz de volta para os palcos o espetáculo “Tchekhov”, segunda obra do repertório da companhia teatral, a temporada inicia de 17 de agosto a 10 de setembro. Nas quintas-feiras, o valor do ingresso seguirá a política do Pague Quanto Vale, em que o espectador tem a possibilidade de escolher o valor que deseja pagar pela experiência artística.
Ambientado no universo do escritor e dramaturgo russo Anton Tchekhov, a peça trata da humanidade das pessoas e suas relações em diferentes situações propostas pela vida. Com texto e direção de Ana Rosa Tezza “Tchekhov” traz para ao palco uma Rússia do final do século XIX, que passava por uma inquietação política e artística. Naquele período, buscava-se um fazer teatral que conseguisse se comunicar com o público.
A diretora tomou a liberdade de misturar personagens de contos e textos de Anton Tchekhov (como “Aniuta” e “A Gaivota”) com pessoas reais de seu convívio como Constantin Stanislavski e Nemirovitch-Dântchenko (fundadores do Teatro de Arte de Moscou, sendo que o primeiro foi criador de um dos métodos de interpretação e de construção de personagens mas difundidos no ocidente).
O primeiro ato, a jovem cigana Aniuta chega ferida a Moscou depois de uma longa jornada. Em um ambiente de efervescência política e cultural, ela conhece um estudante de medicina que muda o seu destino. O segundo ato é criado a partir de cartas trocadas entre Tchekhov e seus companheiros artistas lutavam pela criação do Teatro de Artes de Moscou, e se dedicavam a suas causas com um afinco extenuante. É sobre essa dedicação e o amor à arte que o espetáculo se debruça.
Apesar de ser o mesmo espetáculo, “Tchekhov” apresenta novidades. Um exemplo é a atriz Helena Tezza, que tinha 15 anos quando atuou na peça pela primeira vez. Na atual montagem ela cresceu de papel e está fazendo a personagem principal do primeiro ato. “Isso significa que o tempo passou de uma maneira positiva”, avalia a diretora. “Ela agora interpreta a Aniuta no primeiro ato. Também preparamos algumas cenas diferentes para trazer mais vida para o segundo ato”, comenta. A composição musical é de Jean-Jacques Lemêtre, músico do Théâtre du Soleil, con¬siderado um dos mais importantes grupos do teatro contemporâneo mundial.

(Crédito: Maringas Maciel)

Cozinha e artes plásticas
Como uma prática constante do espaço, a Ave Lola conta com uma cozinha para servir ao público antes e após as atividades da mostra. A companhia teatral acredita que a culinária gera valor e relação entre o público, as obras e os artistas que frequentarão o local neste período. Nesta temporada, a Cozinha Ave Lola servirá como prato principal uma batata assada ao murro, coberta com creme de queijo e nozes acompanhada de salada da casa com mix de folhas e molho de mostarda e mel.
Junto com o espetáculo, estreia também a nova exposição do artista plástico Gabriel Rischbieter, que tem participação constante na identidade visual da Ave Lola Espaço de Criação. Nesta exposição que recebe o nome “Gabriel Rischbieter – Desenhos“, o artista apresenta seis trabalhos inéditos que tem como temática personagens femininas, representadas com cores e texturas, além de liberdade de formas.
Serviço
Espetáculo “Tchekhov”
Data: De 17/08 a 10/09/2017
Horário: Quintas, sextas e sábados às 20h. Domingos às 19h
Local: Ave Lola (Rua Marechal Deodoro, 1227 – Centro)
Ingressos: Nas quintas-feiras, Pague Quanto Vale. De sexta a domingo R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada)
Classificação indicativa: 12 anos
Mais informações: (41) 2112-9924

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.