TEATRO: Entrepartidas

O grupo Teatro do Concreto, sediado em Brasília, chega a Curitiba com seu trabalho: Entrepartidas. Entre os dias 10 e 12 de maio, o grupo convida o espectador a viajar em um ônibus pelas ruas da capital a fim de se relacionar com a cidade e diversos personagens que se equilibram no fio do tempo, lembrando o espectador que a vida é feita de encontros e instantes.
Com longa trajetória, o trabalho é resultado de dois anos de pesquisa do Teatro do Concreto sobre o tema amor e abandono na sociedade contemporânea. Entrepartidas se monta na fricção entre teatro, intervenção urbana e performance transitando entre os espaços público e privado, ficcional e real. O espetáculo acontece durante uma viagem de ônibus pela cidade, as cenas se desenrolam dentro do veículo e ao longo do caminho por onde os espectadores transitam. Durante o percurso, que inclui algumas paradas, 15 atores, do grupo e convidados da cidade, entram e saem de cena se misturando com o público, quebrando a fronteira entre palco e plateia.
O espetáculo, com duração de 3 horas, parte do Marco Zero de Curitiba, localizado em frente à Catedral Basílica, no centro, sendo 19h na sexta (10), e 18h no sábado (11) e domingo (12).

(Crédito: Diego Bresani)

Além das apresentações, o grupo oferece gratuitamente ‘EntreOlhares’, projeto conduzido por Glauber Coradesqui, pesquisador na área de mediação de espetáculos e pela arte educadora local, Ciliane Vendruscolo. Esta atividade será dividida em três dias, sendo: pré-apreciação, em que os alunos serão convidados a vivenciar o trajeto definido na cidade para a realização do espetáculo e produzir uma cartografia com memórias; apreciação, realização de uma apresentação gratuita do espetáculo exclusiva para os estudantes, no dia 9 de maio; e pós-apreciação, reflexão sobre os temas e questões levantadas pela peça e seu diálogo com o tecido urbano. Os estudantes serão convidados a retomar a cartografia que criaram e redimensioná-la a partir da sua experiência com o espetáculo e irão também produzir conteúdos (cartaz, postais, etc.) tanto para os integrantes do grupo, quanto para a cidade.
Ainda na escola, o grupo promove ‘Concreto nas Escolas’, uma ação gratuita em que os participantes, distintos daqueles que participaram da ação ‘EntreOlhares’, assistem a encenação de uma das cenas do Entrepartidas e, na sequência, realizam uma conversa sobre ‘Literatura, Teatro e o artista como agente social’.
O grupo, a fim de promover um intercâmbio com a cidade, também realizará o projeto ‘EntreGrupos’, ação de intercâmbio ético, poético e de gestão, com grupos locais. E oferece um workshop ‘EntreNós’ para 06 atores/alunos de teatro de Curitiba, com foco em performance no espaço urbano. Os participantes integrarão o elenco da peça na cidade.
Serviço
Entrepartidas
Data: De 10 a 12/05/2019
Horário: Sexta-feira,19h; Sábado e domingo, 18h.
Local (embarque e desembarque): Marco Zero da Cidade de Curitiba – Praça Tiradentes
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Classificação indicativa: 16 anos

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.