TEATRO: Três Vezes Pirandello

A AçãoArte promove noite siciliana, em homenagem a região da Itália, e traz a cultura e gastronomia local sem que você precise sair de Curitiba. Neste sábado, a partir das 19h30, o AçãoArte vai presentear os seus convidados com a adaptação teatral de três textos do dramaturgo siciliano Pirandello e um cardápio repleto de delícias típicas dessa região da Itália. E o melhor: a entrada é franca, o público paga o que consome.
O projeto AçãoArte surgiu com esta característica: oferecer opções de eventos culturais que mesclem arte e gastronomia em um mesmo local e ao mesmo tempo. O casarão histórico da TPUK – Sociedade dos Amigos da Cultura Ucraniana, onde a programação é realizada, contribui com isso. O espaço possui um palco italiano em um salão no estilo cabaré, onde o público pode conferir as apresentações artísticas enquanto saboreia as opções gastronômicas da noite.
Neste sábado, dia 7, o evento em destaque é a Noite Siciliana. O espetáculo “Três vezes Pirandello. Tragédia, drama, comédia” será apresentado pelo Grupo Arte da Comédia, especializado em commedia dell’arte. A trupe paranaense, que já tem dez anos de trajetória consagrados por premiações diversas, é dirigida por Roberto Innocente. A montagem reúne em três atos três obras do dramaturgo siciliano, duas delas inéditas no Brasil.
De acordo com o diretor artístico do Arte da Comédia, o Brasil ainda conhece pouco a obra de Pirandello. “Ele foi, sem dúvida, o maior dramaturgo italiano do século passado. A iniciativa do AçãoArte, além de promover uma noite agradável para o público curitibano, vai dar aos paranaenses a possibilidade de ter um contato mais profundo com a vida e a obra desse autor tão importante”, enfatiza Innocente.
Os textos traduzidos e adaptados por Roberto são: O homem da flor na boca, A certidão e Cecé. Na montagem do Arte da Comédia, o diretor intercalou trechos dessas três obras por meio de diálogos imaginários com o próprio Pirandello acompanhados por um repertório musical tipicamente siciliano. “Damos ao espetáculo um clímax mediterrâneo, próprio da Sicília, contexto original das peças de Pirandello. Será uma noite inesquecível”, explica o diretor.


Serviço
Noite Siciliana
Data: 07/10/2017
Horário: 19h30
Local: Projeto AçãoArte – TPUK – Sociedade dos Amigos da Cultura Ucraniana (Rua Brigadeiro Franco, 374 –Mercês)
Entrada franca

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor

Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.