TEATRO: Tsunami

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 19 a 22 de dezembro, Tsunami, considerado pelo público o melhor espetáculo do Cena Contemporânea – 18º Festival Internacional de Teatro de Brasília, em 2017, em enquete realizada pelo jornal Correio Braziliense. A peça surge como uma visão poética do premiado artista carioca Jonathan Andrade

No palco, os espectadores são convidados a um encontro com a atriz e palhaça Ana Flávia Garcia, que vive uma personagem refugiada, sem lugar e destino, uma sobrevivente que mesmo com a ausência da palavra materializa uma narrativa sobre os diversos tempos da sua vida, do cotidiano, da tentativa de sobrevivência e diálogo em meio aos escombros de um Tsunami. Uma experiência de encontro e de outras formas de relação com as nossas instâncias humanas.

O uso de um dialeto próprio da personagem, fator que poderia ser uma barreira de comunicação, em Tsunamitorna-se a porta de abertura para o diálogo através dos sentidos, evocando temas como amor, solidão, utopia, compaixão, esperança, morte ou nada disso, propondo uma experiência de aproximação através do afeto. A narrativa do espetáculo, tecida por gestos, ações e imagens poéticas, dialoga com uma cenografia repleta de detalhes que vão se revelando para o espectador e possibilitando uma reconstituição da história da personagem.

Mergulhado em um processo autobiográfico a partir do universo da perda, o diretor, dramaturgo e encenador pinta e esculpe um cartoon em diálogo com sua sobrevivência. Um processo de criação que constrói a presença em cena a partir de um jogo que convulsiona as emoções. Uma artesania funda de memórias, conexões e temporalidades. Uma obra com narrativa ficcional e camadas de simbiose que reverenciam as biografias da direção e da atuação. Essa proposta de Jonathan Andrade busca a força do encontro com o público e a simplicidade de paisagens poéticas a partir do que somos capazes de sentir. Tsunami é sobre sentir.

Debate

Em Curitiba, os criadores do espetáculo, Jonathan Andrade e Ana Flávia Garcia, participam de debate com a plateia do espetáculo no sábado, dia 21, após a apresentação.

Serviço

Tsunami

Data: de 19 a 22/12/2019

Horário: quinta a sábado às 20h e domingo às 19h

Local: CAIXA Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280)

Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia)

Classificação etária: 14 anos

Debate com os criadores

Data: 21/12/2019

Horário: Após a apresentação do espetáculo

Local: Caixa Cultural Curitiba

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.