Um Festival Para Todos

Foto: Daniel Sorrentino

São 13 dias em que Curitiba respira teatro em todos os cantos. A edição 2019 do Festival de Curitiba está chegando ao fim neste domingo, 07, e o balanço geral foi positivo reunindo cerca de 200 mil espectadores, em mais de 80 espaços da cidade, para assistir um dos 400 espetáculos disponíveis.
Mesmo sem o apoio da Prefeitura de Curitiba, Leandro Knopfholz fez acontecer a 28ª edição com o apoio de mais de 70 patrocinadores. Além disso, o idealizador do Festival conseguiu captar 75% do orçamento de R$ 6,5 milhões por meio da Lei Rouanet. Mas esta busca por recursos não é fácil e Leandro sempre busca uma resposta diferente do não.
A palavra do Festival de Curitiba é engajamento com o público, imprensa, patrocinadores e companhias. Leandro luta anualmente para apresentar um festival tão importante para o cenário cultural brasileiro e este esforço é reconhecido fazendo com que grandes artistas também queiram se apresentar no evento. Na edição 2019 o Festival de Curitiba trouxe 27 espetáculos para a Mostra, 6 eventos simultâneos (Gastronomix, Risorama, Guritiba, Interlocuções, MishMash e Fringe), foram 10 atrações internacionais e a presença de companhias de teatro de 13 estados brasileiros.
O maior destaque do Festival são as peças da Mostra que com a curadoria de Guilherme Weber e Márcio Abreu misturou peças internacionais, com grandes artistas nacionais e locais. Esta curadoria trouxe à tona a discussão social, apresentando peças que discutam problemas da sociedade brasileira como questão de gênero, feminismo demais problemas sociais. Contudo, pode ser que aconteçam mudanças para a próxima edição já que Leandro Knopfholz adiantou que os curadores fecharam um acordo de assumirem por apenas quatro anos, mas novos nomes não foram revelados.
O Festival de Curitiba já está internalizado na rotina dos curitibanos, mas o evento também movimenta outros setores da cidade com a chegada de cerca de 40 mil turistas. Para fazer tudo isso dar certo é preciso estar cercado de gente e Leandro Knopfholz conta com umas 800 pessoas trabalhando diretamente com o festival que busca trazer a arte do teatro para a discussão.
São 28 anos de Festival de Curitiba e este tempo fez com que o evento ganhasse ainda mais força e credibilidade não só da classe artística como também do mercado, se tornando assim uma marca respeitada pelo público e mídia. O público curitibano é sempre presenteado no aniversário da cidade com o Festival e por isso podemos afirmar que estamos ansiosos para a edição 2020!

(Crédito: Annelize Tozetto)

Confira mais informações apresentadas por Leandro Knopfholz sobre a edição 2019:

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.