95 anos do Paço da Liberdade

O Paço da Liberdade, na Praça Generoso Marques, completa nesta quinta-feira 95 anos de funcionamento. O local, que hoje é uma das atrações turísticas de Curitiba, abrigou durante 53 anos a prefeitura da capital, até 1969.

O espaço passou por reformas e se tornou o Museu Paranaense, mas depois ficou abandonado, com a mudança do museu.

Em 2007, com uma parceria com o Sesc, o local foi revitalizado. A estrutura atual, que conta com biblioteca, exposições, cinema, recebe apresentações musicais e tem um charmoso café foi inaugurada em 29 de março de 2009, aniversário da cidade.

Divulgação

Curiosidades

O Paço era para ter sido construído na Praça Santos Andrade. O presidente da Câmara Municipal em 1912, João Antonio Xavier, tinha sancionado a lei. Mas o prefeito nomeado em 1913, Cândido Ferreira de Abreu, mudou os planos e transferiu para o local onde funciona hoje.

O Paço demorou 560 dias para ser construído e foi inaugurado em1916. A obra foi conduzida pelos arquitetos-construtores Ângelo Bottechia e André Petrelli.

Danielle Mei
Danielle Mei
Danielle é formada em Jornalismo e mestre em Comunicação. A alemã que ensina inglês gosta mesmo é de ler e ouvir música boa, mas quando precisa escreve sobre diversos estilos culturais.