Feira Patchwork Design

A Feira Patchwork Design chega a Curitiba depois de passar por São Paulo e Rio de Janeiro. A Expo Renault Barigui sediará mais uma edição do evento, entre os dias 14 e 17 de junho, que reúne uma feira especializada no setor, a Contemporâneo – Exposição Internacional de Arte Têxtil, a mostra “Boneca de Pano é Gente” com trabalhos de artesãs de vários estados brasileiros e de outros países e uma ação social onde os visitantes vão confeccionar pequenas bonecas de pano com mensagens lúdicas para serem doadas para pacientes infantis internados em hospitais oncológicos.
A “Contemporâneo – Exposição Internacional de Arte Têxtil” vai apresentar 30 trabalhos (20 artistas estrangeiros e 10 artistas brasileiros). Entre os estrangeiros, destaque para as obras das artistas americanas Sidnee Snell e Ann Johnston, reconhecidas como umas das mais importantes artistas têxteis dos EUA expondo em galerias de arte de vários países. Já os brasileiros participarão reunindo uma série única com todos os trabalhos do mesmo tamanho.
Na exposição o público poderá conferir peças de arte têxtil moderno. “Os trabalhos são quase todos abstratos e apresentados em exposições galerias de arte e museus de vários países. São trabalhos contemporâneos. As pessoas nem acreditam que o que estão vendo é tecido. A técnica dá liberdade ao artista de brincar a vontade, misturando não somente as cores, mas texturas”, conta Zeca Medeiros, curador da exposição.
Feira Patchwork Design
A Feira Patchwork Design vai reunir estandes de serviços e produtos da indústria têxtil como tecidos, maquinários, revistas e livros, produtos de decoração, cama, mesa, banho, vestuário, acessórios e joias artesanais.


“Boneca de Pano é Gente”
Uma das atrações desse ano da Patchwork Design será a exposição “Boneca de Pano é Gente – Exposição Internacional de Bonecas”. Na mostra, o público poderá conhecer 27 bonecas de vários estados brasileiros e de outros países, com destaque para a boneca “Mumbi – Deusa da Criação” da artista plástica queniana Naomi Wanjiku.
A exposição “Boneca de Pano é Gente” é uma homenagem a “boneca/gente” Emília criada por Monteiro Lobato, personificação dessa fantasia no inconsciente coletivo do brasileiro a partir dos 40 anos, afirma Zeca Medeiros, curador da exposição. “Objeto que alimenta fantasias infantis em milhões de lares mundo afora e acompanha o homem há milênios, a boneca povoa até mesmo o inconsciente de adultos” conclui.
Entre os trabalhos apresentados na exposição “Boneca de Pano é Gente” está a boneca Frida, da artesã de Aracruz/ES, Ana Paula Cavalari. A boneca ganhou medalha de bronze na Exposição de Arte Bunkyo 2015, em São Paulo.
Quem visitar a exposição será convidado a participar de uma ação social confeccionando, em uma oficina gratuita, pequenas bonecas de pano com mensagens lúdicas e de otimismo. As bonecas serão doadas para pacientes infantis internados em hospitais oncológicos. Segundo a artesã paulista Cris Lind, coordenadora da ação, a ideia do projeto é criar uma corrente de positividade convidando os visitantes a levarem um pouco de amor e alento para as crianças e suas famílias.
Serviço
Feira Patchwork Design
Data: de 14 a 17/06/2018
Horário: 13 às 19h
Local:Expo Renault Barigui (Rua Batista Ganz, 430 – Santo Inácio)
Ingresso: R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia)

Danielle Mei
Danielle Mei
Danielle é formada em Jornalismo e mestre em Comunicação. A alemã que ensina inglês gosta mesmo é de ler e ouvir música boa, mas quando precisa escreve sobre diversos estilos culturais.