Francofonia: semana da cultura francesa

O Dia Internacional da Francofonia é celebrado em 20 de março, quando são realizadas diversas atividades culturais e acadêmicas para lembrar não somente a língua francesa, falada por mais de 800 milhões de pessoas no mundo, mas o apego a valores como liberdade, igualdade, democracia e diversidade.

A terceira edição da Semana da Francofonia de Curitiba segue até domingo, 27, com diversas atividades.

Culinária

O Café Babete na Aliança Francesa (Rua Prudente de Moraes, 1101 – Centro) prepara um cardápio especial durante esta semana, com pratos típicos da Bélgica, Canadá e França. Confira abaixo as delícias de cada dia:

22.03: Belgique – Gauffres (Diversos sabores doces e salgados)
23.03: France – Croques-Monsieurs (3 sabores)
24.03: France – Crèpes (Cogumelo, 3 queijos, Suzette, Morango com Nutella)
25.03: Canada – Panquecas do Québec (até 19h)
26.03: France – Cassoulet (com reserva).

Outras atrações

Para os que se interessam em fazer intercambio para a França, a embaixadora da francofonia das Américas, Janaína Gomes, estará ministrando uma palestra às 16h30 na sexta, na Maison de France (Rua Fernando Amaro, 154).

Está aberta também na Maison de France a exposição sobre cidadania francesa, a “La citoyenneté à la française”, que segue até o dia 30 de março.

A importância da cultura francesa no Líbano vai estar em discussão na sexta-feira no Café Babete, com uma palestra do professor de filosofia Jamil Iskandar, a partir das 19h.

Para os escritores de plantão, estão abertas as inscrições para o Concurso Slam Franco Brasileiros 2011, até o dia 13 de abril. O slam é um texto original que deve ser dito à capella e cujo enfoque único é a palavra e o ritmo.

A Rádio Lúmen realiza nesta semana o programa Enchanté, apresentado até sexta-feira, 25, às 8h30 e às 17h30.

Danielle Mei
Danielle Mei
Danielle é formada em Jornalismo e mestre em Comunicação. A alemã que ensina inglês gosta mesmo é de ler e ouvir música boa, mas quando precisa escreve sobre diversos estilos culturais.