Paiol Digital

Nesta sexta-feira, 18, acontece o Paiol Digital – Especial Oficina de Música de Curitiba. O encontro de janeiro vai reunir quatro nomes que mostram que algo realmente inovador está acontecendo na música da capital. Raissa Fayet, Ramiro Pissetti, Rafael Bley (Didones) e James Feeler vão dividir o palco do Teatro do Paiol para contar suas trajetórias artísticas, explicar como a tecnologia tornou-se aliada da cena musical curitibana e, é claro, dar uma palhinha juntos. A Mediação é de Karla Keiko.
Com um formato inovador, o primeiro Paiol Digital de 2019 começará com uma “jam-session” dos quatro artistas, em que eles vão tocar de improviso como forma de estimular a criatividade e a participação do público. “Curitiba vai respirar música em janeiro e o Paiol Digital não poderia deixar de tratar deste tema, mas de uma forma surpreendente, dentro do conceito do Vale do Pinhão”, conta Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento.
Ela ressalta ainda que, para integrar o Paiol Digital na programação da Oficina de Música, o evento gratuito teve, excepcionalmente, a data antecipada para a próxima sexta-feira (18/1). “Normalmente, o Paiol Digital ocorre na última terça-feira de cada mês”, lembra ela.


Trajetórias
Durante a edição de janeiro do Paiol Digital, os quatro artistas vão explicar como os recursos tecnológicos estão ajudando a criar, através da música, novas manifestações culturais, estéticas e sociais. “O modo de compor e de ouvir música é fortemente influenciado pela tecnologia de uma sociedade”, lembra a cantora e atriz curitibana Raissa Fayet, que vai falar sobre o tema “Música como tecnologia social e ambiental”. Uma das grandes revelações da nova MPB, a artista é famosa por sua versatilidade. Faz trompete de boca, beatbox, loop e toca violão, além de compor a maior parte das músicas que interpreta.
O evento ainda terá a participação do produtor, pesquisador e artista audiovisual Ramiro Pissetti, que vai dividir com o público suas experiências em projeções audiovisuais em espetáculos musicais e festivais internacionais de arte e tecnologia; o produtor Rafael Bley (Didones), que vai falar sobre o tema “A influência da tecnologia na indústria da música”; e o produtor James Feeler (Jamute), que irá compartilhar conhecimentos sobre som, percepção e evolução dentro da cena musical brasileira e internacional.
Serviço
Paiol Digital – Episódio VIII
Data: 18/01/2019
Horário: das 19h às 23h
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n, Prado Velho)
Gratuito

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.