Portal do Futuro Matriz

Um dos mais tradicionais espaços culturais de Curitiba, o Solar do Barão, no Centro da cidade, abriu as suas portas para uma nova experiência: desde o fim de mês de maio, a casa, localizada na Rua Carlos Cavalcanti, está abrigando mais um Portal do Futuro. Dessa forma, ganha uma programação ainda mais abrangente, especialmente para o público jovem.
Ocupando um prédio histórico, antiga residência do Barão do Serro Azul, o Complexo Cultural Solar do Barão abriga espaços culturais como os Museus da Fotografia, da Gravura e do Cartaz, a Gibiteca de Curitiba e a Sala Scabi. Conta ainda com salas de exposições. A partir de agora, o local passará a oferecer atividades como cursos, oficinas e aulas destinadas principalmente a jovens.
Nosso carro-chefe é a cultura, mas aos poucos estamos incorporando outras atividades que estarão abertas à comunidade e aos frequentadores dos outros portais”, diz Marly Soares, representante da Fundação Cultural de Curitiba na gestão do Portal.
Rodrigo Ferreira Marques, coordenador do Museu da Fotografia vê a chegada do Portal do Futuro como uma oportunidade de atrair novos frequentadores para o Solar. “Acho que a vinda do Portal pode nos ajudar a ampliar o público que visita as nossas exposições. Tenho a esperança de que possamos atrair um público jovem, diferente daquele que costumeiramente vem ao museu”, diz.
Uma ideia é oferecer cursos para os frequentadores dos portais, como forma de disseminar as atividades culturais existentes no Solar do Barão. “A gente quer oferecer a este público um contato bem variado e de longo prazo, não um contato a conta gotas. Está nos nossos planos oferecer oficinas de gravura para jovens e professores da rede pública de ensino e também visitas monitoradas, por meio de nosso grupo de Ação Educativa”, diz Ana Gonzales, coordenadora do Museu da Gravura.
Ioga

(Crédito: Everson Bressan/SMCS)

(Crédito: Everson Bressan/SMCS)

Uma das primeiras atividades oferecidas pelo Portal do Futuro Matriz são as aulas de ioga, que acontecem duas vezes por semana, às segundas e quartas-feiras, das 12 horas às 13 horas. Abertas há um mês, as 50 vagas já estão esgotadas.
A atividade é um sucesso e já estamos estudando a abertura de uma nova turma, às terças e quintas-feiras”, diz o gestor André Luiz Soares, representante da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude.

Outros cursos
Também aos sábados são oferecidas aulas gratuitas de línguas (inglês e espanhol), entre 8h30 e 11h30, e oficinas de desenho das 13h30 às 16h30. Estas aulas são ministradas por alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) que participam do projeto PUC Comunitário.

Serviço
Portal do Futuro Matriz
Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro
Horário de funcionamento: das 8h às 18h, de segunda a sábado.
Telefone: (41) 3321-3334

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.