Shoppings em Curitiba reabrem

A partir de hoje, 25, a maioria dos shoppings de Curitiba irão retomar as atividades. Os estabelecimentos irão reabrir após o Governo do Paraná publicar um decreto autorizando o funcionamento de shoppins, centros comercias e galerias em todo o Estado.

Para que estes estabelecimentos funcionem é necessário obedecer diversas regras como funcionar entre 12 e 20 horas, garantir que todos usem máscaras de proteção contra a Covid-19, não será permitido o acesso a estes locais a pessoas consideradas grupo de risco, como  idosos com 60 anos ou mais, crianças menores de 12 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas, ou que apresentem sintomas gripais.

Os shoppings estavam fechados há dois meses por causa da pandemia do coronavírus.

Shopping Mueller

O Shopping Mueller reabre da próxima terça-feira, 26/05, em horário reduzido de funcionamento: das 12h às 20h. Confira as principais medidas adotadas foram: Disponibilizar álcool em gel 70% em diversos pontos do shopping; Uso obrigatório de máscara de proteção pelos clientes e colaboradores; Reforço na limpeza e higienização de todo o shopping com atenção especial às áreas de maior contato como corrimãos e elevadores; Cuidsdo com o sistema de ar-condicionado com a utilização de pastilhas bactericidas; Marcações no piso para incentivar o distanciamento de 2 metros entre as pessoas; Os elevadores serão de uso individual e exclusivos para pessoas com dificuldades ou limitações de locomoção; Controle de fluxo nos acessos aos sanitários; – Reconfiguração dos espaços da Praça de Alimentação, respeitando o distanciamento entre as pessoas; Redução do número de vagas no estacionamento para aumentar o distanciamento entre as pessoas; Os eventos continuam suspensos; O cinema continua fechado por tempo indeterminado.

O shopping mantém ativo os serviços de drive thru e delivery.

Shopping Estação

O Shopping Estação retoma seu funcionamento a partir desta segunda-feira, 25, das 12h às 20h. Nesse primeiro momento as lojas e a praça de alimentação voltarão a funcionar, já o cinema, teatros e as áreas de recreação infantil permanecem fechados.

O empreendimento está adotando um intenso trabalho de readequação para atender os clientes, lojistas e colaboradores com segurança e um rigoroso protocolo de higienização. Todas as áreas do Shopping Estação já foram higienizadas com desinfetante – que tem em sua composição o quaternário de amônio. Este método de desinfecção continuará sendo aplicado pelo Shopping, quando aberto.  

Outras medidas adotadas: Acionamento automático da cancela de estacionamento, sem necessidade de contato físico para retirada do cartão; Totens nas entradas do shopping com álcool gel e cartilha com dicas de prevenção; Faixas no chão que delimitam o distanciamento correto entre pessoas nas escadas rolantes, elevadores e nos pontos onde há formação de filas como o fraldário, o Caixa 24h e o SAC; Sinalização de mesas desativadas na praça de alimentação; Desativação de bebedouros; Aferição de temperatura com termômetro de testa nas entradas do shopping; Construção de pias na praça de alimentação para facilitar a higienização dos consumidores; Tapetes de desinfecção e higienização de calçados.

Em breve câmeras com sensor infravermelho, que aferem a temperatura corporal, devem ser instaladas no shopping.

Shopping Curitiba

O Shopping Curitiba retoma suas atividades a partir desta segunda-feira (25), respeitando as orientações da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), que permite a reabertura em horário reduzido, das 12h às 20h. Voltarão a funcionar as lojas e a praça de alimentação, já o cinema e parques infantis permanecem fechados, neste primeiro momento.

No dia anterior à reabertura, todas as áreas do empreendimento serão higienizadas com Quartenário de Amônia, uma solução altamente desinfetante. Outras medidas são adotadas, são elas: Aferição da temperatura de todos os clientes, na entrada no Shopping; Automação das cancelas de estacionamento para evitar acionamento de botão; Uso de máscaras por todos os clientes, lojistas e colaboradores do shopping; Disposição de álcool em gel em todas as áreas do shopping; Na Praça de Alimentação, sinalização das mesas que não devem ser utilizadas e retirada das cadeiras, de modo a garantir o espaçamento entre o público; Demarcação de espaço no chão para garantir distanciamento nas filas; Desativação dos bebedouros; Sinalização de distanciamento nas escadas rolantes e elevadores; Reforço na limpeza de corrimãos e maçanetas; Reforço na limpeza dos banheiros com água ozonizada; O sistema de ar condicionado está com a manutenção em dia, garantindo a qualidade do ar em todos os ambientes; Serão instaladas também pias com água e sabão em áreas como a Praça de Alimentação e as docas.

Em breve, o shopping receberá duas câmeras com sensor infravermelho. Os equipamentos podem identificar ao mesmo tempo se uma ou mais pessoas estão com um dos sintomas da Covid-19: a febre.

Pátio Batel

O Pátio Batel informa sua reabertura a partir de segunda-feira, 25, seguindo as determinações legais e Nota Orientativa 34/2020, da Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Paraná.

O funcionamento do shopping ocorrerá em horário reduzido das 12h às 20h de segunda a sábado e no domingo das 14h às 20h. As

atividades de entretenimento e lazer, como cinema, estão com o funcionamento suspenso por tempo indeterminado.

O Pátio Batel segue as determinações da norma orientativa, para frequentar o Pátio Batel será necessário: Uso obrigatório de máscara; Higienização das mãos com álcool 70% no momento da entrada; Distanciamento social de 2 metros entre as pessoas; Restrição de acesso simultâneo de pessoas nas dependências do shopping até o limite de 50% da capacidade atual; Vedado o acesso de pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, portadores de doenças crônicas e crianças menores de 12 anos; Uso dos elevadores restrito para pessoas com dificuldades ou limitações de locomoção, sendo a ocupação individual ou de forma unifamiliar; Serviço de valet parking interrompido temporariamente;

Além disso, o Pátio Batel, redobrou os cuidados e adotou também as seguintes medidas: Uso de máscaras da equipe de colaboradores do shopping; Disposição de álcool em gel em diversas áreas do shopping; Higienização de todas as áreas do shopping com água ozonizada, solução altamente desinfetante; Intensificação da limpeza de corrimãos e maçanetas; Espaçamento das mesas e cadeiras na Praça de Gastronomia; Demarcação de espaço no chão para garantir distanciamento mínimo de 2 metros em locais com filas; Sinalização de distanciamento nas escadas rolantes.

ParkShopping Barigui

ParkShoppingBarigüi reabre nesta segunda-feira, 25. Todas as medidas de segurança determinadas no decreto do Governo do Paraná que autorizou a reabertura dos centros comerciais no Estado foram checadas e conferidas.

O shopping funcionará de segunda a domingo, das 12 às 20 horas. Confira algumas das principais medidas adotadas pelo ParkShoppingBarigüi para a reabertura: Seguindo a orientação de ocupação dos espaços comerciais de uma pessoa por cada 9m², o shopping realizará o controle de entrada de pessoas pelas portarias de acesso A (entrada principal do chafariz), Be C (próximo ao supermercado Festval), E (entrada app de transporte), G (G1) e N (Park Gourmet); Cancelas de acesso com sistema de aproximação sem a necessidade de se apertar botões; Controle automatizado do acesso de clientes por meio do sistema de monitoramento por câmeras; Aferição de temperatura das pessoas que ingressarem no shopping; Instalação de marcadores de distanciamento sinalizando a distância mínima; Instalação de marcadores de distanciamento nas escadas rolantes, de uma pessoa a cada três degraus; Aumento no distanciamento entre mesas da praça de alimentação, retirando cadeiras e colocando comunicação para não utilização; Uso de máscaras faciais obrigatório para todos os lojistas, funcionários e clientes; Ampliação do número de dispensadores de álcool a 70% gel antisséptico em todo o ambiente do mall; Colocação de avisos com orientações em todo o mall, portarias, elevadores, banheiros e praça de alimentação sobre a importância da higienização das mãos para prevenção de doenças; Limitação de uso dos elevadores para uma única pessoa ou para grupos de uma mesma família, respeitando a lotação máxima de cada equipamento; Suspensão temporária dos serviços do fraldário,banheiro teen, empréstimo de carrinhos elétricos, bebedouros, guarda-volumes, valet, playground, SAC Presencial (este serviço será prestado por telefone e online) e retirada de todos os lounges, incluindo HotSpot; Reforço na rotina de limpeza e higienização de corrimãos, parapeitos, mesas e cadeiras da praça de alimentação, banheiros e terminais de autoatendimento do estacionamento com o uso de Byperox (peróxido) e sanitização das áreas comuns duas vezes por semana; Instalação de tapetes sanitizantes em todas as entradas do mall para higienização dos solados dos sapatos; Animais de estimação não serão permitidos circulando pelo mall; Fechamento dos decks de estacionamento pisos G4, G5 e G6 Norte; Fechamento do portão de acesso pela BR-277; Orientação a todos os lojistas para intensificar a limpeza e higienização das suas operações, especialmente as áreas de contato das mãos, como balcões; Suspensão temporária de todo e qualquer evento para não estimular aglomeração de pessoas.

Por fim, a Multiplan contratou um médico-infectologista para auxiliar, instruir e preparar toda a equipe para a reabertura do shopping, além do cumprimento de todos os protocolos de segurança.

Mesmo com a reabertura, o shopping manterá o serviço de drive thru inaugurado no início deste mês. Os clientes podem realizar suas compras pelo WhatsApp, diretamente com a loja de interesse, e agendar dia e horário para retirar suas compras no Estacionamento G1 Norte, diariamente, das 12 às 20 horas, sem precisar sair do carro.

Palladium Shopping Center Curitiba

O Palladium Shopping Center Curitiba retomou as atividades hoje, 25. O empreendimento funcionará todos os dias, das 12h às 20h e o shopping está adotando todas as ações necessárias para que o ambiente seja ainda mais seguro para todos os frequentadores.

Shopping Crystal

O Shopping Crystal reabre as portas na próxima segunda-feira (25), seguindo todas as medidas de segurança estabelecidas pelos órgãos oficiais. Desta forma, o mall de serviços e compras funcionará no horário estabelecido para o segmento na capital, das 12h às 20h.

Ampliamos a equipe de limpeza, implantamos novos treinamentos aos funcionários, compramos novos equipamentos de proteção, aumentamos a capacidade de ventilação/renovação do ar interno, enfim, tomamos todas as medidas possíveis para esse momento de retomada, de forma a garantir um ambiente seguro para todos”, afirma Patrick Gil, superintendente do Crystal.

Além do controle do fluxo de pessoas, as novas medidas operacionais do shopping terão a limpeza frequente das pastilhas de ar condicionado; o afastamento de 2 m entre as mesas da praça de alimentação, conforme orientação dos órgãos oficiais; a disponibilização de dispensers com álcool em gel 70%; a retirada de lounges e espaços onde as pessoas possam formar aglomerações; suspensão de eventos que possam gerar aglomerações; a higienização constante de áreas de circulação como corrimãos, banheiros, elevadores e praças; a colocação adesivas no chão, que indicam a distância necessária entre uma pessoa e outra nas filas de pagamento; e a manutenção de todas as portinholas próximas à claraboia abertas para ventilação do ar.

O projeto de drive thru desenhado para o período de Dia das Mães permanece e vai continuar ativo ainda nesse início de retomada da operação, garantindo esse modelo aos consumidores que utilizam dessa praticidade e comodidade como uma alternativa de compra com prevenção. Com uma estrutura segura para clientes e lojistas, o serviço estará disponível diariamente, das 12h às 20h, no estacionamento do piso G3.

A estrutura permanece a mesma: o cliente faz o pedido com o lojista — via WhatsApp ou telefone — e agenda um horário para a retirada do produto. A negociação do pagamento é feita durante a compra, sendo possível realizá-lo no momento da entrega. Para a segurança dos colaboradores e clientes, a recomendação é a de que a retirada seja feita apenas pelo estacionamento.

Jockey Plaza Shopping

Jockey Plaza Shopping reabre ao público hoje, 25, com medidas de segurança e horário reduzido das das 12h às 20h. Eventos em lojas ou no shopping, além de operação de cinema, não poderão funcionar até novo comunicado oficial.

As medidas tomadas pelo Jockey Plaza Shopping para o retorno de suas atividades são: Controle do número do pessoas que acessam o shopping, limitado a proporção máxima de uma pessoa a cada 9 m², Já nas entradas, foram instalados tapetes de desinfecção para higienização dos calçados com solução sanitizante; Medição da temperatura corporal dos clientes e funcionários nas entradas e acessos dos estacionamentos para o mall; O ar-condicionado está sendo renovado em 100% a cada 11 minutos, com alteração do sistema de funcionamento, insuflando o ar externo e retirando o ar interno; Todas as entradas do estabelecimento, áreas de circulação, entradas de banheiros e praças contam com totens automáticos com álcool 70% para limpeza das mãos, sem necessidade de toque; Desinfecção de áreas comuns por pulverização de produto com tecnologia IC.Bio.100, à base de quaternários, realizada por empresa licenciada pela Anvisa e Ministério da Saúde para prevenção da COVID-19 e outros vírus, que será pulverizado diariamente nos 24 mil m² de área comum do shopping; Constante limpeza e desinfecção das áreas tocáveis, como guichês de pagamento do estacionamento, botões de elevador, corrimãos e maçanetas, mesas e cadeiras da praça de alimentação com utilização de produtos de limpeza com alta eficácia antibacteriana e antiviral; Todos os colaboradores internos do empreendimento fazem o uso de máscara e face shield; Os lojistas foram orientados a tomar medidas de prevenção pessoal e na prestação de atendimento nas lojas, como aplicar álcool 70% nas mãos e também nas superfícies de contato; manter álcool gel com acesso aos consumidores em todos os balcões e caixas; higienizar a loja constantemente; e preparar as equipes para rever forma de atendimento, sem aproximação dos clientes, nenhum toque ou contato físico. Nas operações de alimentação, cuidado redobrados no manuseio de utensílios, higienização de estações de alimentos, grelhas e sistemas de exaustão das cozinhas; Fica proibida a prova de vestimentas em geral, acessórios, bijuterias, calçados, prova de produtos cosméticos e produtos de higiene pessoal (batom, perfumes, bases, pós, sombras, cremes hidratantes, entre outros); Comunicação e orientação sobre uso de áreas comuns, como elevadores e fraldários, permitindo a entrada simultânea somente de pessoas da mesma família; Na praça de alimentação, a redução de 30% das mesas e cadeiras e indicação para não ocupação de espaços delimitados garantem distanciamento de 2 metros de distância entre as pessoas. As mesas serão limpas e desinfectadas a cada utilização; Remoção do mobiliário (bancos e lounges) das áreas comuns; Nos banheiros, parte das pias e mictórios foram desativados para garantir o distanciamento entre os usuários. O funcionamento é automatizado, sem necessidade de toque para água e sabonete. O espaço ganhou ainda toalhas de papel para secar as mãos, no lugar de secadores por ar; Além disso, o ambulatório do shopping não fará atendimento a pessoas que estejam com sintomas de COVID-19, conforme recomendações das autoridades de saúde locais.

Mesmo após a reabertura, o Jockey Plaza Shopping continuará atendendo pelas plataformas de delivery e drive-thru, entendendo que o momento ainda é de muito cuidado e os clientes poderão optar por esses formatos de compra.

Shopping Jardim das Américas

O Shopping Jardim das Américas reabre nesta segunda-feira, 25, em horário reduzido, das 12h às 20h.

Visando o controle da pandemia do COVID-19 e a saúde da população, o empreendimento reabrirá observando as novas regras para o funcionamento determinadas no documento oficial do Governo do Paraná. Entre as medidas estão: obrigatoriedade do uso de máscaras por todos os clientes e colaboradores durante todo o tempo de permanência no empreendimento. Quantidade reduzida de pessoas no interior do Shopping e das lojas, restrita a 1 pessoa a cada 9m2; Recomenda-se a utilização de álcool gel e a lavagem frequente das mãos. Para isso, o Shopping disponibilizou vários dispensers ao longo dos corredores, ao alcance e à disposição de funcionários e clientes; É proibida a realização de eventos, promoções, degustações e distribuição de brindes; Instalação de marcadores de distanciamento sinalizando a distância mínima e instalação de marcadores de distanciamento nas escadas rolantes, de uma pessoa a cada três degraus; Aumento no distanciamento entre mesas da praça de alimentação, retirando cadeiras e colocando comunicação para não utilização; Limitação de uso dos elevadores para uma única pessoa ou para grupos de uma mesma família, respeitando a lotação máxima de cada equipamento; Praça de Alimentação não poderá funcionar no esquema de buffet/autoserviço e tampouco poderão ser disponibilizados dispensadores compartilhados de temperos, condimentos, sal, etc., apenas sachês de uso individual; Suspensão temporária dos serviços do fraldário, bebedouros, playground e retirada de todos os lounges. Reforço na rotina de limpeza e higienização do mall; Intensificação dos cuidados com a ventilação interna do shopping para garantir a constante renovação do ar; Cinema e Parques infantis não poderão funcionar.

Shopping São José


O Shopping São José, seguindo a decisão e determinações do Governo Estadual, Secretaria de Estado e Saúde e Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, reabrirá nesta segunda-feira (25/05/2020), com horário diferenciado das segunda à domingo das 12h às 20h.

Confira algumas medidas adotadas pelo shopping: Cuidados redobrados com o sistema de ar condicionado, utilizando a sanitização feita com produtos à base de quartenário de amônia (SD-ST) e peróxido de hidrogênio, e intensificando a renovação do ar; A capacidade da Praça de Alimentação foi reduzida. A quantidade de mesas foi reduzida e elas foram separadas, respeitando 2 metros entre as pessoas; Foram disponibilizados álcool em gel em diversos pontos do Shopping; Comunicação por todo o shopping sobre regras, cuidados, distância entre pessoas e boas práticas para esse período; Intensificadas as rotinas de limpeza e desinfecção de todas as áreas comuns; Todos os colaboradores do Shopping receberam kit com máscaras reutilizáveis e treinamento adequado para esse período. Teremos a avaliação diária da saúde dos colaboradores com medição de temperatura corporal no início de suas atividades; Em todos os banheiros os secadores de mãos foram substituídos por papeleiras; Sinalização de 2m de distância em todos os locais com possíveis formação de filas; Haverá controle de acesso do público no Shopping; Orientação sobre uso obrigatório de máscara na entrada do Shopping; Limitação do uso dos elevadores as pessoas com dificuldade de locomoção; O fraldário e banheiros família estarão fechados e o empréstimo de carrinhos de bebê estará suspenso por tempo indeterminado.

Recomendamos que, se possível, venha apenas um integrante de cada família para realizar suas compras e utilizar os serviços.

O decreto não prevê ainda a retomada das atividades voltadas à recreação como cinemas, parques e praças de diversão.

Danielle Mei
Danielle Mei
Danielle é formada em Jornalismo e mestre em Comunicação. A alemã que ensina inglês gosta mesmo é de ler e ouvir música boa, mas quando precisa escreve sobre diversos estilos culturais.